segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

PLANO DE AULA: PRIMEIRO REINADO

TEMA DA AULA:
Primeiro Reinado
ANO:
5º Ano (4ª série) do Ensino Fundamental
DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
Este plano tem a duração de 05 dias, constando de 05 aulas, tendo cada aula 04 horas diária.

RECURSOS DIDÁTICOS:
Vídeos, documentários, DVD, televisão, revistas, jornais, livros didáticos, fantoches, fotografias e documentos antigos.
 
OBJETIVOS:
Atitudinais:
qDesenvolver a confiança em se próprio e em sua capacidade de pensar, investigar, além de hábitos de trabalho;
qValorizar a importância da investigação e do conhecimento do Primeiro Reinado;
qInteressar-se pela realidade da Independência do Brasil;
qInterpretar obras de arte relacionadas à Independência do Brasil;
qDesenvolver a curiosidade e o prazer em aprender. 
Procedimentais:
§Elaborar relatórios estruturados e sínteses sobre o Primeiro Reinado;
§Construir atividades que apresentam as descobertas da Constituição Brasileira;
§Desenvolver a capacidade de investigação, classificar, organizar, sistematizar e observar;
§Organizar conhecimentos que marcaram o processo de Independência do Brasil.
 
Objetivos Específicos:
vMostrar para os alunos como se deu a Independência do Brasil;
vFazer com que eles saibam a importância do Primeiro Reinado;
vLer e interpretar fotografia e obras de arte da época;
vCompreender as razões da renúncia de D. Pedro I.
Metodologia:
A metodologia utilizada para auxiliar o professor Pedro da Silva é baseada no vídeo “A Crise do Primeiro Reinado” que relata os conflitos entre D. Pedro I e as elites brasileiras que começaram logo após a Independência e também um Documentário apresentado pela TVE, “Reino e Império”, onde abordam informações históricas brasileiras
o período real (presença do Rei Dom João VI no Brasil e o imperial (enfatizando dados sobre o ministro José Bonifácio de Andrade e Silva, do Primeiro Reinado, através destes Vídeos e Documentários os alunos passam a observar também a cultura da época como:
as construções arquitetônicas, desenhos, pinturas artísticas, vestimentas, meios de comunicação e locomoção, fotografias, etc. para melhor entender o Início da História do Brasil, onde o alunado passa reconhecer que o Brasil foi uma monarquia e que a monarquia brasileira durou muito tempo.
Estratégias:
1ª aula:
Um documentário sobre colônia, Reino e Império;
Em seguida uma conversa dirigida sobre o tema, explorando o que eles acabaram de assistir e o que já sabiam a respeito do Primeiro Reinado;
Segundo momento:
Pedir para que os alunos pesquisem em livros e jornais antigos a História do Primeiro Reinado para melhor compreensão do documentário assistido.
2ª aula:
Um vídeo sobre A Crise Primeiro Reinado, em seguida um debate oral sobre o vídeo;
Após o debate uma exposição das pesquisas, feitos pelos alunos que mostrem a história da época do Primeiro Reinado como: fotos, músicas, pinturas, desenhos, construções, etc.
Segundo momento:
Pedir aos alunos para descrever em forma de textos tudo que estiver exposto na exposição esclarecendo como foi produzido o estilo artístico das obras pesquisadas, construindo um mural na sala.
3ª aula:
Leitura de documentários da época considerando a particularidade de suas linguagens, história da escrita do documentário dos números dos calendários da pintura da fotografia do jornal, do rádio, etc.
4ª aula: - Confeccionando
Confecções de fantoches para uma peça teatral, onde os alunos irão representar o governo de D. Pedro I, como foi a luta pela a Independência, retratando as características e história do modo de vida do século XIX com a dos dias atuais. 
5ª aula: - Passeio
Proporcionar a turma um passeio pela cidade, bairro, ruas próximas a escola, onde eles serão orientados a observar detalhadamente as construções arquitetônicas antigas, pinturas, desenhos, paisagens, vestimentas do povo.
Após retorno pedir para que eles criem um desenho e um pequeno texto a partir do passeio, fazendo uma comparação do que foi observado com as aulas de História que eles assistiram anteriormente, o que estar preservado na sua cidade ou comunidade que pode ser relacionado com a cultura vivida no Reinado de D. Pedro I.
Referências bibliográficas
História Sociedade e Cidadania. Nova Edição 8º Ano PNLD 2011, 2012, 2013
MELANE, Maria Raquel Apolinário. História Projeto Pitanguá 5º Ano. Editora responsável: PNLD 2011, 2012, 2013.
PINSKY. I. (org.). O ensino de História e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 1988.
SILVA, M. (org.). República em migalhas. História regional e local. Rio de Janeiro: Marco Zero, MCI/CNPG, 1990.
Documentário apresentado pela TVE. WWW.youtube.com
Revista USP. Dossiê Povo Negro – 300 anos. São Paulo. Nº 28, dez/jan/fev.1995 e 1996.
Vídeo Independência Primeiro Reinado. WWW.youtube.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário