sábado, 10 de dezembro de 2011

Manual do jogo

MANUAL DO JOGO
CORRIDA DOS ANIMAIS NA FLORESTA

 
Ø  Público alvo: Crianças de seis anos
Ø  Disciplina: Ciências

Este jogo poderá ser utilizado também com perguntas variadas em outras matérias como: Geografia, História ou Matemática.

 
INSTRUÇÕES PARA OS JOGADORES

ü  Grupos com 2 alunos
ü  Cada aluno escolhe o seu caminho onde passará por 10 casas pra chegar à floresta.
ü  Usar como marcadores moedas ou tampinhas.
ü  Tirar cara ou coroa para ver quem começa primeiro.
ü  O professor confeccionará 20 cartões com perguntas variadas sobre os animais e colocará dentro de uma caixinha.
ü  Cada aluno deverá retirar da caixinha o cartão e responder a pergunta.
ü  Se acertar, anda uma casa
ü  Se errar fica uma vez sem jogar.
ü  Será o vencedor quem passar as dez casas primeiro e chegar à floresta.

OBJETIVO DO JOGO
v  Levar a criança a uma visão mais clara dos assuntos aplicados nas aulas de ciências.
v  Identificar as características dos animais e sua importância no meio em que vive.
v  Utilizar a linguagem escrita e a leitura dos cartões como instrumento de aprendizagem.
v  Reconhecer os animais perigosos e não perigosos.
v  Aprender reconhecer os animais para proteger.
FINALIDADE

            Este jogo pode ser aplicado em todas as matérias, facilitando a aprendizagem, desenvolvendo a oralidade e enriquecendo o conhecimento dos alunos sobre os assuntos estudados no dia-a-dia, contribuindo para o desenvolvimento mental, raciocínio lógico, competitividade, atenção, interesse e o intelectual e social na criança.

 
JUSTIFICATIVA

            Este jogo pretende contribuir com o desenvolvimento dos alunos desde a pré-escola, demonstrando grande interesse por situações e vivências com os animais no seu cotidiano. Favorecendo grandes descobertas e ao mesmo tempo se caracterizando elaboração complexas, importante, que se busquem alternativa que envolva e estimulem o aluno nesse processo. É com essa concepção que o tema “A corrida dos Animais na Floresta” foi escolhido, ou seja, por ser de grande interesse das crianças.
As crianças envolvidas nesse jogo se encontram na faixa etária de seis anos no processo inicial e letramento. Através de um trabalho interdisciplinar, foi possível construir um conhecimento de forma concreta valorizando seus conhecimentos prévios.


MATERIAL NECESSÁRIO
·         Papel madeira
·         Papelão
·         Papel cartão
·         1 caixinha de papelão
·         Cola, tesoura
·         Tinta guache
·         Pincel
·         Tampinhas
·         Desenhos de animais
·         Papel de seda verde
·         Pincel para tecido
·         Papel camurça.

 
CONTRIBUIÇÃO DO REFERENCIAL CURRICULAR

O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas. Desde muito pequena pela interação natural e social no qual vive as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas as suas indagações e questões.
Muitos são os temas pelos os quais as crianças se interessam, pequenos animais, bicho no jardim, dinossauro, tempestades, tubarões, castelos, heróis, festas das cidades, programas de TV, noticias da atualidade, histórias de outros tempos etc. As vivencias sociais, as histórias, os modos de vida, os lugares e o mundo – natural é para as crianças parte de um todo integrado. 
A intenção é que o trabalho ocorra de forma integrada, ao mesmo tempo em que são respeitadas as especificidades das fontes, abordagens e enfoques advindos dos diferentes campos das ciências humanas e naturais.
O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo. Engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam sozinhas ou em grupo, com objetos ou brinquedos experimentando sempre novas maneiras de utilizar seu corpo e seu movimento. Ao se movimentarem-se as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais.
O brincar de faz-de-conta, por sua vez possibilita que as crianças reflitam sobre o mundo. Ao brincar as crianças podem construir elementos do mundo que o cerca com novos significados, tecer novas relações desvincular-se dos significados imediatamente perceptíveis e materiais para atribuir-lhes novas significações imprimir-lhes suas idéias e os conhecimentos que tem sobre se mesma, sobre as outras pessoas, sobre o mundo adulto, sobre línguas distantes e/ou conhecidos.
Nesse processo as crianças vão gradativamente percebendo relações, desenvolvendo capacidades ligadas a identificação de atributos dos objetos e seres, a percepção de processos de transformação, como nas experiências com plantas, animais ou materiais. Valendo-se das diferentes linguagens (oral, desenho, canto, etc.) nomeiam e representam o mundo, comunicando ao outro seus sentimentos, desejos e conhecimentos sobre o meio que observam e vivem. É também por meio da possibilidade de formular suas próprias questões, buscar respostas, imaginar soluções, explicações, expressar suas opiniões, interpretações e concepções de mundo, confrontar seu modo de pensar com os de outras crianças e adultos, e de relacionar seus conhecimentos não são, porém proporcionados diretamente as crianças. Resultam de um processo de construção interna compartilhada com os outros, no qual elas pensam e refletem sobre o que conhecem.
É preciso estruturar o trabalho de forma a escolher os assuntos mais relevantes para as crianças e o seu grupo social. As crianças devem desde pequenas ser instigadas a observar fenômenos, relatar acontecimentos, formular hipótese, prever resultados para experimentos, conhecer diferentes contextos históricos e sociais, tentar localizá-los no espaço e no tempo.
Contudo, o professor precisa ter claro que esses domínios e conhecimentos não se consolidam nesta etapa educacional. São construídos gradativamente na medida em que as crianças desenvolvem atitudes de curiosidades, de crítica, de refutação e de reformulação de explicações para a pluralidade e diversidade de fenômenos e acontecimentos do mundo.
O contato com a natureza é de fundamental importância para as e o professor deve oferecer oportunidades diversas para que elas possam descobrir sua riqueza e beleza. Fazer passeios por parques e locais de área verde, manter contato com pequenos animais, pesquisar em livros e fotografias a diversidade da fauna e a da flora, principalmente brasileira, são algumas das formas de se promover o interesse e a valorização da natureza pela criança.
Para que se sintam confiantes para expor suas idéias, hipóteses e opiniões é preciso que o professor promova situações significativas de aprendizagem nas quais as crianças que as façam avançar nos seus conhecimentos por meios de problemas que sejam ao mesmo tempo desafiadores e possíveis de serem resolvidos.

 
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AZEVEDO, Maria Ramos. Vida a Vida – FTD
Revista A mãe Educando, a turma, ciências hoje, CTC globo ciências, nosso amiguinho Nova Escola, revista pedagógica.

PETRY, Rose e Zeli Quevedo A magia dos jogos na alfabetização. Ed. Kuarup.
Jolibert Jassett – Fernando Crianças – Leituras, Escola. Leitura e Produção de texto. Fernando crianças produtoras de textos- Artes Médicas.

ALVARENGA. Daniel – Leitura e Escrita – Dois processos distintos. Revista Educativa.





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