segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Ciranda

        OBJETIVO
Desenvolver estratégias dentro do eixo temático Expressão Corporal com o intuito de orientar e contribuir com a formação da educação e personalidade dos educando, através do  resgate das cantigas de roda, tentando proporcionar a estes uma convivência escolar e social mais harmoniosa.

ATIREI O PAU NO GATO
 
Atirei o páu no gato tô tô
Mas o gato tô tô
Não morreu reu reu
Dona Chica cá
Admirou-se se
Do berro, do berro que o gato deu
Miau !!!!!!
 
  Dona chica foi a policia – cia
  A policia – cia
  Nao prendeu – deu – deu
  Dona chica – cá
  Admirou-se se
Do berro, do berro que o gato deu


SAMBA LELÊ
Samba
Lelê está doente
Está com a cabeça quebrada
Samba
Lelê precisava
De umas dezoito lambadas
  Samba , samba, Samba ô Lelê
Pisa na barra da saia ô
Lalá (BIS)

PINHÃO
O pinhão
Entrou na roda
E pinhão
Roda pinhão
Banbeia pinhão.
Amaostra tua figura
Ô pinhão
Roda pinhão
Bambeia pinhão.
Arrasta a saia no chao
Ô pinhão
Roda pinhão
Bambeia pinhão.
Entregue o chapim à outra
Ô pinhão
Roda pinhão                                       
Bambeia pinhão.
 Pinha é equivalente a pião.
Versão do Estado do Rio Grande do Norte 

EU SOU POBRE, POBRE, POBRE
  Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marré, marré, marré.
Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marré deci.
Eu sou rica, rica, rica,
De marré, marré, marré.
Eu sou rica, rica, rica,
De marré deci.
Eu queria uma de vossas filhas,
De marré, marré, marré.
Eu queria uma de vossas filhas,
De marré deci.
Escolhei a qual quiser,
De marré, marré, marré.
Escolhei a qual quiser,
De marré deci.
Dou o ofício de (nome do ofício)
De marré, marré, marré.
Dou o ofício de (nome do ofício),
De marré deci.
Este ofício me agrada (ou não)
De marré, marré, marré.
Este ofício me agrada (ou não)
De marré deci.
Lá se foi a (nome da pessoa),
De marré, marré, marré.
Lá se foi a (nome da pessoa),
De marré deci.
Pra terminar :
Eu de pobre fiquei rica.
De marré, marré, marré.
Eu de rica fiquei pobre,
De marré deci.

ALECRIM
Alecrim, alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado
Foi meu amor,
que me disse assim:
"Que a flor do campo,
é o alecrim".

  MEU PINTINHO AMARELINHO
  Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão (na minha mão)
Quando quer comer bichinhos
com seus pezinhos ele cisca o chão
Ele bate as asas, ele faz piu-piu
Mas tem muito medo é do gavião
 

O CRAVO BRIGOU COM A ROSA
  O cravo brigou com a rosa,
Debaixo de uma sacada,
O cravo saiu ferido,
E a rosa despedaçada
 
  O cravo ficou doente,
A rosa foi visitar,
O cravo teve um desmaio,
E a rosa pô-se a chorar.
O cravo brigou com a rosa,
Debaixo de uma sacada,
O cravo saiu ferido,
E a rosa despedaçada
O cravo brigou com a rosa,
Debaixo de uma sacada,
O cravo saiu ferido,
E a rosa despedaçada
 
O cravo ficou doente,
A rosa foi visitar,
O cravo teve um desmaio,
E a rosa pô-se a chorar.
 
NA BAHIA TEM
Na Bahia tem,
Tem, tem, tem,
Na Bahia tem, morena,
Coco de vintém.
Na Bahia tem,
Já mandei comprar,
Máquina de costura, morena,
Ferro de engomar.
Na Bahia tem,
Já mandei buscar,
Boneca de ouro, morena,
Fole de soprar.
A COBRA 
A cobra não tem pé
A cobra não tem Mão
Como é que a cobra sobe
No pezinho de limão?
 
A cobra vai subindo vai, vai, vai
Vai se enrolando vai, vai, vai
A cobra não tem pé
A cobra não tem Mão
Como é que a cobra desce
Do pezinho de limão?
A cobra vai descendo vai, vai, Vai
Vai desenrolando vai, vai, vai                            
A cobra não tem pé
A cobra não tem mão
É por isso que ela vive
Rastejando pelo chão.

A LINDA ROSA JUVENIL
A linda rosa juvenil
Juvenil, juvenil
A linda rosa juvenil
Juvenil

Vivia alegre em seu lar
Em seu lar, em seu lar
Vivia alegre em seu lar
Em seu lar


Um dia veio uma bruxa má
Muito má, muito má
Um dia veio uma bruxa má
Muito má

Que adormeceu a Rosa assim
Bem assim, bem assim
Que adormeceu a Rosa assim
Bem assim

E o tempo passou a correr
A correr, a correr
E o tempo passou a correr
A correr
E o mato cresceu ao redor
Ao redor, ao redor
E o mato cresceu ao redor
Ao redor

E um dia veio um belo rei
Belo rei, belo rei
E um dia veio um belo rei
Belo rei
Que despertou a Rosa assim
Bem assim, bem assim
Que despertou a Rosa assim
Bem assim

Batemos palmas para o rei
Para o rei, para o rei
Batemos palmas para o rei
Para o rei






 

Um comentário:

  1. Olá eu gostaria de saber qual o nome desse CD e se nele tinha uma história da chapéuzinho vermelho.

    ResponderExcluir